Retalho de memórias...Velha Cap DF. capitulo 5


A Rua acredito em que morava a Professora Alcione... Bastante desfigurada...


...Alem jogar bola e brincar eu trabalhava, e como: enchia com água tambores , engraxava sapatos nos postos da BR e alojamentos vários na Velha Cap e Candanga... Coletava sucata pelos acampamentos vendia jornais na asa sul e no mais eu pescava, as vezes com meu irmão e o Tamiro (Altamir) e outras vezes com o Augustinho"Agustín"... Tracejávamos a mata do jardim e fundos do núcleo Bandeirante alem da ponta do lago na Asa sul... Volta e meia topávamos com guardas do zoológico e era uma correria... "Cará” tilápia tinha a dar com pau...
Havia duas entradas de acesso a Velha Cap e Candanga através da Rodovia dos postos... A transversal de cima, adentrando entre o campo do Guará e o cerradinho com o campinho em que jogávamos...
A outra mais abaixo era asfaltada e passava a direita da rua em que morava a professora Alcione e o colega de escola Zé Fernandes e onde também diziam ter morado o engenheiro Bernardo Sayão... Um de meus locais de folguedos na mata ficava um pouco abaixo e era composto com pequenas lagoas .
...Na altura da pensão da dona Lourdes também na baixada encontrava se o juizado de menores alguns alojamentos e o presídio da "rua do sossego" o nome  kkkkkk.

www.ipatrimonio.org



...Primeira igreja de Brasília repare no estado não mais existe tinha um coreto do lado era freqüentada e amada pelo povo...
wikimapia



...A impressão que se tinha era de que os funcionários moradores da velha Cap, no geral pertenciam a modestos escalões em relação ao pessoal da Candangolandia tanto que a molecada pouco se misturava.

...Eu me dava com boa parte deles... Os garotos do time por exemplo...Na sala de aula o Vicente Batinga e eu  não podíamos olhar um pra cara do outro enquano dávamos a lição que caiamos na gargalhada...Um dia fui na casa dele...Ficava nos fundos da candanga na beira do córrego e o ajudei  em uma de suas ocasionais tarefas  buscar lenha em um cerradinho do outro lado... Também conhecia o Beto Veloso irmão do Lúcio e do Gilsim e o Zé Geraldo... Trombava ocasionalmente com o Nito e o Dedé seu irmão já falecido... com o João Batista e o Fernando seu irmão, estes moravam na "Gurutuba" na beira da mata do lado do zoológico...Ruazinha com poucos barracos ...Tornaram se depois meus grandes amigos...
...Na candanga tinha igreja com coreto a primeira de Brasília e a primeira delegacia também alojamentos, rua dos engenheiros e seus filhos metidos e tinha uma rua que chamávamos das lojinhas ( comércio) e ruas a 1, 2, 3 etc. Eram chamadas Rock 1, Rock2, Rock3 etc. pelos garotos metidos da Candangolandia... E não é que pegou...

Comentários